Finalizamos o encontro com algumas propostas pensadas pelos jovens que estavam presentes com intuito de trazer melhorias, transformações e entretenimento em relação a cultura e educação.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
DESCASO SOCIAL
quarta-feira, 22 de junho de 2011
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Durante caminhada, D.Antonio Muniz pede pressa na construção de casas para desabrigados

Na tarde de ontem, 19, centenas de católicos residentes nos municípios dos vales do Mundaú e Paraíba participaram de uma caminhada - Memória da Enchente - na cidade de Branquinha, para registrar a passagem do primeiro ano das enchentes que atingiram dezenove cidades de Alagoas em 2010. O arcebispo de Maceió, D. Antonio Muniz, esteve presente e conclamou a todos a exigirem das autoridades pressa na construção das casas para as vítimas e deu o prazo “até dezembro para que todos possam passar o Natal em suas casas”. A prefeita de Branquinha, Renata Moraes, também participou da caminhada.

Sérgio Rogério de Oliveira, representando a Paróquia de União dos Palmares, apresentou as estatísticas dos prejuízos materiais e humanos provocados pela enchente. Nilo Miranda, de Santana do Mundaú, disse que “esse é o momento de nos fortalecer, de tirar as pedras do caminho. Existe uma cultura de se utilizar da miséria do povo para obter ganhos. As famílias perderam tudo e ainda querem tirar a dignidade. Não podemos aceitar as mazelas que as autoridades querem nos impor”. É em Santana do Mundaú que as obras estão mais atrasadas. Segundo Nilo, muita gente reconstruiu suas casas com seus próprios recursos, “muitos idosos fizeram empréstimos e construíram suas casas, por que o governo ainda não fez?”, questiona.
O arcebispo falou do projeto Bem Vindo Bebê da igreja Católica que atende a 1200 gestantes e que nesse período aliviou o sofrimento de muitas famílias. D. Antonio Muniz disse necessitar da força de todos os vigários e das comunidades para transformar o Projeto em instrumento concreto de luta para agilização da construção das casas. E questiona se “é preciso perpetuar o sofrimento de quem já sofreu tanto com as intempéries ?” . Referindo-se ao evento, disse tratar-se de “uma memória que nos leva a muita responsabilidade. Não quero no próximo ano fazer outra memória. Não virei. Quero que todos celebrem o Natal (deste ano) em suas casas”, enfatizou.
Várias pessoas deram depoimentos emocionados de como viveram – e sobreviveram – o dia 18 de junho de 2010. Tragédia que certamente ficará registrado para sempre na memória de todos.


segunda-feira, 13 de junho de 2011
Pentecostes 2011

Foi um encontro bastante dinâmico, com várias apresentações, músicas e dinâmicas. Contando com a participação efetiva da juventude.
Encerrando com a Santa Missa celebrada pelo bispo Dom Antônio Muniz.
Encerrando com a Santa Missa celebrada pelo bispo Dom Antônio Muniz.
Fome: Um problema sem solução?

Complementando essa discussão com a música de Legião Urbana (Perfeição), na qual a mesma faz uma crítica voltada à sociedade, em que Renato Russo deixa explícito um período da nossa história que foi marcado pela falta de liberdade de expressão.
Encerramos com o credo da juventude do nosso Subsídio "Aos Quatro Ventos". Deixando essa questão: Será que a fome é mesmo um problema sem solução?
domingo, 12 de junho de 2011
Dia Nacional de Oração pela Vida da Juventude

"Eu vim para que todos tenham vida e
a tenham em abundância" (Jo 10, 10)
O próximo dia 15 de junho marca os dois anos de morte do Pe. Gisley Azevedo Gomes, assessor do Setor Juventude da CNBB. A saudade que cada jovem carrega em si pode ser a chance de um novo começo, de continuidade de um projeto que luta pela vida da juventude e que crê em um Jesus Ressuscitado, que renova as estruturas e luta pelo pobre e oprimido. A sua ausência se faz presença no meio da juventude, serve de luz, inspiração e motivação para que cada jovem cultive em si a indignação e se sinta incomodado ao ver tantos outros jovens mortos todos os dias. A Juventude é vida e quer viver! Quer viver um “um novo céu, uma nova terra”(Is 65,17) e construir a Civilização do Amor.
Neste momento em que se mescla ternura e resistência, precisamos nos colocar em movimento, lutando pela vida, contra a violência e extermínio daqueles que como nós, acreditam na juventude. Eis então o convite para celebrarmos juntos, a vida da juventude e a páscoa de um companheiro que caminhou conosco nesta batalha, realizando por meio do ofício que acompanha esta mensagem, o Dia Nacional de Oração pela vida da juventude.
Celebrar a Páscoa é um ato de fé e esperança no novo, na renovação e ao mesmo tempo na libertação da juventude que sofre com as mazelas de seu tempo. Por isso, juntos vamos celebrar a Páscoa de Pe. Gisley e em comunhão, convidamos os jovens de todo Brasil, se colocarem em oração neste dia 15 de junho, após exatos dois anos de sua morte. Celebrando a memória da vida deste eterno acompanhante juvenil, celebraremos a vida da juventude, cantando, rezando, dançando e lutando contra o extermínio de violência de jovens.
Faça este Dia Nacional de Oração pela Vida da Juventude acontecer em cada pedaço deste país e que cada jovem esteja em sintonia e oração.
Vamos juntos, girar o mundo! Rezar e clamar ao nosso amado Deus pela vida da juventude!
Brasil, 11 de junho de 2011.
Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude do Meio Popular
Pastoral da Juventude Estudantil
Pastoral da Juventude Rural
sexta-feira, 10 de junho de 2011
XIII Maria Jovem em Messias
O encontro foi realizado no dia 29/05 em Messias que contou com a presença de algumas cidades e grupos de jovens. Coordenado por Sérgio Rogério, tendo início a partir das 10h da manhã após a missa.
Teve como base a história de Maria, trazendo a história da mesma para nossa realidade.
Teve como base a história de Maria, trazendo a história da mesma para nossa realidade.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Pastorais da Juventude discutem políticas públicas de juventude no Brasil com Secretaria Nacional de Juventude

Participaram militantes da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Rural discutindo os temas centrais da política pública de juventude e apresentando uma plataforma para o trabalho da Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude.
Segundo os participantes a reunião foi um primeiro contato com a Secretaria e representa mais um esforço de acompanhar o debate sobre políticas públicas de juventude no Brasil. “Ficamos felizes pela posse da companheira Severine, ex-militante da Pastoral da Juventude, como secretária nacional. Sem dúvida, esta reunião inaugura um novo período no debate das PJs com o governo federal”, afirmou Eric Moura, membro da coordenação nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular.
Além da apresentação, da estrutura e dos objetivos da Secretaria Nacional de Juventude, nesta nova gestão, Severine ressaltou a importância das Pastorais da Juventude como espaço de formação, de tomada de consciência política, destacando a participação da PJ no Conselho Nacional de Juventude e a Campanha Nacional contra a Violência o Extermínio de Jovens, desenvolvida pelas PJs desde 2009. “As Pastorais da Juventude têm muito a colaborar neste campo das políticas públicas de juventude, por isso, estamos convidando-as para dialogar e trocar experiências”, afirmou a secretária.
Na reunião, as Pastorais da Juventude entregaram um Manifesto referente à violência e ao extermínio de jovens no estado de Goiás pedindo que a SNJ colabore nas investigações e acione a Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Ministério da Justiça na perspectiva de resolução para o caso e punição para os responsáveis.
O Manifesto, composto por mais de 360 assinaturas de lideranças dos mais variados campos da sociedade civil e do poder legislativo, defende a vida e os direitos da juventude e exige uma rápida ação para o caso com “medidas rápidas na perspectiva de proteger os que estão ameaçados, e, o mais importante, a adoção de políticas sérias que coíbam a violência e promovam a formação, a fiscalização e a valorização das carreiras da polícia civil e militar.” afirma o manifesto.
Fonte: www.cnbb.org.br
Encontro Arquidiocesano
Assinar:
Postagens (Atom)