segunda-feira, 20 de julho de 2009

12° Intereclesial começa na próxima terça-feira, em Porto Velho



Na próxima terça-feira, 21, Porto Velho sediará um dos maiores eventos de sua história. São aproximadamente sete mil pessoas envolvidas com a realização do 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, que se encerra no dia 25.

Representantes de Comunidades Eclesiais de Base de todo o país, da América Latina e do Caribe refletirão temas atuais e que envolvam desde a consciência política, até a luta por melhores condições de vida para as comunidades indígenas, ribeirinhas, camponesas E quilombolas, sobretudo, o cuidado com a biodiversidade do planeta.

O tema do 12° Intereclesial é “CEBs, Ecologia e Missão” e o lema: “Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”.

Além dos três mil delegados, o Intereclesial vai contar também com nomes de destaque na defesa dos interesses dos indígenas como a vencedora do prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchu, vinda da Guatemala; o arcebispo emérito da Paraíba e defensor dos direitos humanos, dom José Maria Pires e a ex-ministra e atual senadora Marina Silva.

História

As Comunidades Eclesiais de Base se espalharam pelo Brasil no final da década de 60 e contribuíram para a redemocratização devido à luta contra o regime que se instalou no país após o golpe de 64. Desde então, as CEBs têm sido um apoio a população e sempre presente no trabalho em defesa dos povos da floresta, dos ribeirinhos, dos índios, dos sem terras, dos negros, das mulheres e também do meio ambiente.

Um comentário:

  1. acho que a CEB's esqueceu uma minoria os homosexuais, isso prova que também não podemos esquecer que a CEB's faz parte da igreja católica aposólica romana e tem seus preconceitos, se não os tiver na prática, mas não podem expressar em eus objetivos.

    não se esqueça que Marina silva, era com certeza a menos ruim do governo LULA, e també foi botada pra fora e que quando era senadora ela acobertou muitos latifundiários que desmataram as reservas ambientais, a diferença dela pro Minc, é que a Marina era mais burocrática para defender os destruidores da amazonia e o Minc não tem burocrácia nenhuma.

    ResponderExcluir