domingo, 29 de maio de 2011

Em União, pastoral da igreja católica promove cursinho pré-vestibular


às 10:39 de 29/05/2011
Por João Paulo Farias
Site o Relâmpago


Um cursinho pré-vestibular promovido pela Pastoral da Juventude da Juventude do Meio Popular (PJMP) de União dos Palmares vem desde 2006 preparando jovens que concluíram ou não o ensino médio para o ingresso na universidade.
A idéia surgida em 2000 durante uma Assembléia Nacional da PJMP em Goiânia foi aprovada por diversas dioceses do Brasil, chegando a Alagoas no mesmo ano e tendo início no bairro Chã da Jaqueira em Maceió (capital), sob a coordenação da Freira Anelza, popular Irmã Branca.
Em União, o cursinho funciona desde 2006. De início uma turma de três alunos (todos aprovados na universidade), e atualmente conta com uma turma de mais de trinta alunos que estudam desde o mês de abril.

O coordenador do cursinho popular de União o Professor Sérgio Rogério Oliveira, formado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), diz que o cursinho atende também alunos de dos municípios de Murici e Santana do Mundaú e conta com doze professores formados e concluintes do ensino superior, que ministram as aulas de forma voluntária aos sábados durante todo o dia.
Segundo Sérgio, o cursinho tem o apoio da UNEAL Campus de União, que cede o espaço pra realização das aulas e conta com a doação de material didático, a exemplo de livros, que serão usados no aprendizado desses alunos.
Uma das alunas do cursinho popular, a jovem Joseane que está concluindo o ensino médio, ver nessa iniciativa da pastoral, uma ajuda importante para seu ingresso na universidade, segundo ela, irá prestar vestibular pelo curso de Dança e está bastante apreensiva.
Ao término do cursinho da PJMP em outubro antecipando as provas do Enem, os professores voluntários que ensinaram ao longo desses meses recebem um certificado emitido pela Igreja Católica, como uma forma de reconhecimento pelo trabalho prestado a esses estudantes.

Um comentário:

  1. QUERIDOS, PODEM ME COLOCAR EM CONTATO COM ESSE MOVIMENTO AQUI NO RIO DE JANEIRO, ESPECIFICAMENTE NO BAIRRO DA ILHA DO GOVERNADOR?

    OBRIGADA.

    LETICIA PEREIRA
    leticiapereiravalente@yahoo.com.br

    ResponderExcluir