sábado, 25 de fevereiro de 2012

MISSÃO E MILITÂNCIA DA PJMP



Hoje, dia 25/02/2012, realizamos o encontro da PJMP com o tema "A importância de ser Militante na PJMP". Iniciamos com um trecho da oração do livro Semente do Novo na Luta do Povo, que dizia-nos o seguinte: "A PJMP é a expressão da igreja de rosto popular e jovem. É a reconstrução do rosto de Cristo entre os jovens mais sofridos... A PJMP é solidária na dor, firme na esperança, alegre em suas pequenas e progressivas conquistas". Em seguida foi discutido o que é ser Militante, na qual cada participante conceituou o termo com suas próprias palavras mostrando suas ideias para o grupo, chegando na seguinte conclusão: Ser Militante é ser humilde, é poder partilhar as conquistas, é lutar, progredir a cada ação, ser fiel e ter coragem de liderar o grupo para que cresçam e amadureçam juntos... é estar sempre em união, ouvindo e compartilhando opiniões, sonhos e lutas.

Após a discussão do tema, foi exposto algumas palavras que mostravam, de forma clara e concisa, as qualidades que os Militantes devem possuir, entre várias, destacamos humildade, respeito, justiça, criatividade, responsabilidade, comprometimento, justiça e ser verdadeiro. Mas, como sabemos, nem tudo é perfeito, então expomos também as más qualidades que alguns militantes possuem, porém que devem deletar de suas vidas, são elas: orgulho, mentira, violência, individualismo, oportunismo e inveja. Ao mostrarmos essas palavras pedimos para que queimassem essas más qualidades e dissessem o por que.

Para relaxarmos um pouco, mas não fugindo do tema central do encontro, foi feito a "dinâmica das mãos" de modo que, em círculo, cada participante teria que decorar (e não esquecer) as pessoas que estavam seguradas nas suas mãos esquerda e direita; em seguida, os mesmos iriam se misturando, passeando entre eles, após um sinal do animador as pessoas em movimento parariam e iriam tentar segurar as mãos das pessoas que estavam a sua esquerda e direita para voltarem de acordo como estavam antes no círculo. Em seguida, o encontro foi encerrado com uma conclusão da dinâmica, relacionando-a com o tema, concluindo o seguinte: para vencermos ou conseguirmos algo é necessário a união do grupo, a troca de ideias, opiniões, respeito mútuo e compromisso com o que realmente importa para o grupo. Enfim, fizemos uma oração e encerramos o encontro.


AMÉM, AXÉ, AUERÊ, ALELUIA, ILEAÔ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário