terça-feira, 27 de novembro de 2012

Encontro de Base



Desigualdade

Estamos retornando as postagens dos encontros de base da PJMP - Pastoral da Juventude do Meio Popular - de União dos Palmares, aqui no bairro Roberto Correia de Araújo. Neste último sábado, dia 24/11/2012, o encontro foi bastante proveitoso e rico em aprendizagens, quem coordenou o mesmo foi a militante Amanda Carla, do grupo de base. Iniciamos o mesmo cantando a música Momento Novo, para animar mais a noite. Após cantarmos e dançarmos, foi entregue um pequeno papel no qual estava escrito o poema "O Bicho" do poeta Manuel Bandeira: 
O Bicho 
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Após a leitura, foi lançado um desafio: cada pessoa iria dizer, em apenas uma palavra, qual a  denúncia que o autor faz nas entrelinhas do poema. E como é de se esperar, as denúncias percebidas foram muitas, por exemplo: desemprego, fome, injustiça, pobreza, miséria, falta de oportunidades, doença, analfabetismo, entre outros.
A discussão foi bastante calorosa, pois tratou-se de assuntos da atualidade e da nossa realidade. A parte que mais chamou a atenção durante a leitura do poema foi unânime: a 3ª estrofe. Todos ficaram quase sem palavras nesse momento e pensaram como o homem é capaz de se submeter a isso e ser comparado a um animal, ou melhor a um bicho. Nesse ponto é perceptível a necessidade de sobrevivência, onde a própria sociedade impõem esse ato. Depois que debatemos, e muito, sobre o poema a cima, foi apresentado um outro poema num cartaz com o título "Além da Imaginação" , de Ulisses Tavares:
Além da Imaginação

Tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina
entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina
entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina
 entre a receita e a aspirina.
Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina
entre o passeio e a casa.

Ao lermos este poema ficou bastante claro quais são os assuntos que o mesmo  tratava e que este contemplava também o primeiro.
Em seguida, lemos um versículo da Bíblia em Lucas 12:15-21 e fizemos uma comparação em relação as pessoas que tem muitas riquezas e guardam essa pra si, não dividindo ou ajudando quem precisa, sabendo que quando morremos não levamos nada de material conosco. Para distrairmos um pouco, fizemos uma dinâmica no qual o objetivo era nos conhecermos melhor e deu certo. Para encerrarmos o encontro cada jovem escreveu uma palavra para cada título no cartaz que dizia o seguinte: A desigualdade gera... /  A igualdade gera... o cartaz foi exposto no Centro Comunitário. Então, fica aqui o convite para você Jovem vir visitar nossa base e conhecer mais a Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Um comentário:

  1. Parabéns pjmp pelo encontro... Continuem postando suas atividades sempre...


    Antônio- União

    ResponderExcluir