segunda-feira, 6 de abril de 2009

Um pouco da nossa história

A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) é uma pastoral específica que integra o Setor de Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Tem como Missão vivenciar e testemunhar a proposta do reino de Deus, estando presente na vida, na luta e nos sonhos dos jovens empobrecidos, visando evangelizar numa prática libertadora, contribuindo na transformação da pessoa humana e da sociedade. Nasceu no Nordeste brasileiro a partir de um encontro realizado em 09 de julho de 1978 em Recife – PE,
Assim, naquele momento o objetivo da PJMP foi: Suscitar entre os jovens e as jovens do meio popular, uma vivência da fé a partir da sua condição de classe social. A semente lançada no Recife logo se espalhou por todo o Nordeste e para o Brasil.
A PJMP é uma pastoral formada por jovens empobrecidos e empobrecidas, desenvolvendo sua ação evangelizadora levando em conta as contradições e desigualdades da realidade da juventude. É formada por jovens desempregados (as), Sub-empregados (as), assalariados (as), estudantes de escolas públicas. Os assessores e assessoras são jovens com mais experiência na organização da pastoral, adultos e adultas, religiosos e religiosas. São esses (as) jovens que levam à frente a proposta da PJMP, na qual, à luz da palavra de Deus, todos e todas têm a oportunidade de tomar consciência da sua realidade e descobrir os caminhos para nela intervir.
Para tanto, a PJMP proporciona aos jovens e às jovens a oportunidade de despertar para a importância do engajamento em organismos intermediários da sociedade, tais como: movimentos sociais e populares, sindicatos, ong’s, partidos políticos, associações e outras organizações da sociedade civil.
Em Alagoas, especificamente na Arquidiocese de Maceió, a articulação foi se espalhando inicialmente no bairro do Jacintinho em 1981 com a participação de jovens nos encontros regionais e organização de encontros próprios, articulando jovens das diversas paróquias e cidades da Arquidiocese e do Estado.
Em União dos Palmares a articulação começou por volta de 1984, no bairro Roberto C. De Araújo, grupo COJOSS, e um grupo que se reunia na casa paroquial, refletindo o evangelho e militância de Jesus a partir das suas realidades. Assim, a PJMP se espalhou pela cidade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário