quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vamos continuar atento a todos os movimentos do senado!!

CCJ do Senado rejeita emenda sobre redução da maioridade penal


O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) voltou a condenar nesta quarta-feira (17) a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos de idade, conforme prevê a proposta de emenda à Constituição (PEC 20/99) que tramita no Senado, em conjunto com outras quatro proposições. Para ele, ao invés de se reduzir a imputabilidade penal, o certo seria fortalecer as chamadas políticas públicas, incluindo o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O desabafo de Mercadante ocorreu durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que discutiu emenda de Plenário apresentada à PEC 20/99, do senador Magno Malta (PR-ES). A emenda, que foi rejeitada, estabelece a imputabilidade penal a todos menores de 18 anos que praticarem crime hediondo, como o latrocínio - roubo seguido de morte. Caso fosse aprovada, na prática, todos os menores de 18 que praticassem crimes hediondos poderiam ser responsabilizados. A PEC volta para exame do Plenário.

Na oportunidade, Mercadante leu manifestos contrários à aprovação de qualquer proposta que venha a reduzir a maioridade penal, a exemplo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) e as senadoras Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Ideli Salvatti (PT-SC) também condenaram a redução da maioridade penal. Todos defenderam o fortalecimento de políticas públicas de apoio aos jovens. Lúcia Vânia chegou a garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente "não tem sido respeitado no país".

Na mesma reunião, a CCJ rejeitou projeto de lei (PLS 41/07), do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que previa a duplicação da pena para quem utilizar menores para a prática de crime.


Fonte: Cláudio Bernardo / Agência Senado /



DIGA NÃO A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário